mininghub
Facebook LinkdeIn Instagram
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
/////////////////////////////////////////////////////////////

Artigos e Vídeos

Transformação digital na indústria

A transformação digital é uma tendência de mercado. Cada vez mais, ouvimos empresas e pessoas falando sobre esse processo e sobre a necessidade de se adaptar ao mundo digital. Essa transformação vem acontecendo em todos os setores e a indústria de base é um deles.

Em 2014, o setor da mineração passou por uma grande crise e o minério de ferro, por exemplo, perdeu muito valor comercial. Naquele cenário desafiador, grandes players do mercado precisaram pensar em soluções rápidas para diminuir os impactos no setor.

Começando pela Indústria 4.0

Segundo especialistas, atualmente vivemos a quarta Revolução Industrial, um período também conhecido como “Indústria 4.0”.

O que isso significa?

Muito mais do que um uso mecânico da tecnologia, hoje a indústria faz um uso INTELIGENTE e OTIMIZADO da tecnologia. Ferramentas e técnicas aliadas permitem uma integração entre máquinas, pessoas e serviços em um único lugar. Por meio dos sistemas de inteligência, as indústrias são capazes de prever gargalos e necessidades, monitorar os processos em tempo real e descentralizar, de maneira efetiva, as decisões.

O que é transformação digital?

A transformação digital diz respeito ao processo no qual as empresas fazem uso constante da tecnologia com a intenção de melhorar o desempenho das suas atividades, garantindo os melhores resultados no mercado.

Essa transformação na indústria é marcada pela interligação entre as tecnologias e as várias ferramentas que podem ser utilizadas nesse processo.

Qual o papel da transformação digital na indústria?

As soluções digitais entram nesse setor com o objetivo de integrar as operações e a cadeia de valor, desde a produção na mina até a distribuição para o cliente final.

No processo de transformação digital na indústria os sistemas de inteligência têm um papel crucial. Hoje, as indústrias são um exemplo do uso inteligente da tecnologia. Os sistemas (ou centros) de inteligência fazem parte dessa grande revolução no setor industrial, promovendo integração entre máquinas e pessoas, automatizando serviços e economizando tempo.

O que são os Sistemas de Inteligência?

Os sistemas de inteligência, também conhecidos como centros de inteligência, são hoje ferramentas indispensáveis ao bom funcionamento das indústrias.

Você consegue imaginar a quantidade de dados gerados diariamente em uma fábrica?

Como centralizar esse montante de informações e fazer um uso inteligente deles? Os centros de inteligência apresentam exatamente esta função: integrar os vários processos que constituem o dia a dia de uma indústria e seus vários públicos, como fornecedores, funcionários e consumidores.

Quais as vantagens da transformação digital na indústria?

O investimento em tecnologias nesse setor apresenta vários aspectos positivos. Entre eles:

  • Agilidade nas tarefas
  • Qualidade do produto final
  • Otimização dos processos
  • Diminuição de gastos

Esse é o momento de repensar os processos e pensar na transformação digital para a indústria. Essa é uma das formas de se adaptar ao mercado e, além disso, criar novas vantagens competitivas.

Deixe seu comentário



*Obrigatório. O email não será publicado.