mininghub

Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Política de Privacidade Aceito
Facebook LinkdeIn Instagram youtube tiktok twitter
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
/////////////////////////////////////////////////////////////
Artigos e Vídeos

Workshop de co-criação do M-Future traz debate sobre o futuro da mineração

#future #futurismo #m-future

Na última quinta-feira (27), o Mining Hub, em parceria com a Stefanini Brasil, realizou o workshop de co-criação da turma presencial do M-Future. Durante toda a tarde os participantes puderam criar em conjunto e refletir sobre o que pode ser o futuro da mineração.

“O evento foi um espaço de encontro para todos os participantes e esteve cheio de aprendizados, tanto por parte deles como da nossa parte. A gente conseguiu explorar os distintos cenários do que poderia ser a mineração no futuro e trazer isso para atividades para construirmos planos de ação no presente”, afirma João Monjaraz, Gerente de Futuros e Inovação da Stefanini Brasil.

Para o Analista de Excelência Operacional da Mineração Morro do Ipê S.A, Warley Guedes, o encontro foi diferenciado por trazer a possibilidade de se olhar para o futuro e planejar as ações a fim de obter os resultados desejados. “O exercício do encontro nos fez entender o que a gente precisa entregar no futuro e como podemos traduzir os elementos atuais para que eles fomentem essas entregas futuras”, afirma.

Sustentabilidade foi um tópico importante e muito debatido durante o workshop, como explica Sonielle Pereira, analista sênior da Samarco. “As várias tendências apresentadas durante a tarde estão muito relacionas a uma mineração mais sustentável e eu vejo que todos os novos conceitos que foram tratados têm aplicabilidade nas empresas”. 

Para ela, o M-Future é um programa extremamente necessário para o setor, “A gente vê que a inovação se faz cada vez mais necessária na mineração. Agora estamos vendo que as mudanças no mundo, as tendências de globalização, a conexão e o consumo mais consciente na sociedade fazem com que a mineração tenha que percorrer esse caminho da inovação para pensar em formas de evoluir e melhorar”, finaliza.

Já para Bruno Bruno Fecchio, Partnerships & Digitalization Manager da Clariant, essa experiência serviu para que eles pudessem focar nos horizontes de médio a longo prazo. “Achei uma experiência sensacional, eu nunca fiz um exercício similar a esse. Parar um tempinho e pensar em quais serão as tendências que vão influenciar o futuro e como a mineração pode contribuir para termos um futuro mais sustentável foi incrível, e eu acho que a gente tem que fazer isso mais no nosso dia a dia e aplicar nas nossas empresas, porque essa é a verdadeira chave do futuro”, afirma.

Esta foi a última atividade prevista da primeira etapa do programa, que contou ainda com aulas assíncronas, disponibilizadas na nossa plataforma de ensino do programa M-Academy, além de uma masterclass, realizada no dia 22 de junho.   

Ainda em 2023 teremos a abertura de uma nova turma do M-Future, que deve acontecer entre os meses de setembro e outubro.

M-Future

O M-Future é o programa de inovação do Mining Hub que discute sinais e tendências de futuro em temas que o setor da mineração mapeou como relevantes e que tem o potencial de transformar os negócios.

O programa faz parte da estratégia do Mining Hub de olhar para o futuro e visa cocriar e refletir com o ecossistema sobre os potenciais cenários futuros, seus impactos e suas oportunidades.

Deixe seu comentário



*Obrigatório. O email não será publicado.