mininghub

Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Política de Privacidade Aceito
Facebook LinkdeIn Instagram youtube tiktok twitter
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
/////////////////////////////////////////////////////////////
Artigos e Vídeos

Inovação para eficiência operacional e social: este é o norte da busca e implementação de tendências tecnológicas para mineração. Pautas como cibersegurança, ESG e sustentabilidade se sobressaem na corrida por soluções que transformem o presente e o futuro do setor mineral.

Em convergência com estas demandas, há 4 anos o Mining Hub trabalha fortalecendo o ecossistema do setor, promovendo conexões na cadeia produtiva da mineração junto aos agentes de inovação.

Em diversos programas e eventos, discutimos e trouxemos soluções para questões como os investimentos em segurança cibernética, práticas ESG, economia de baixo carbono, e muitas outras das grandes tendências que impactam a mineração global.

Assim, elencamos a seguir, cinco tendências tecnológicas que vem se destacando no setor.

Acompanhe.

Automação e Robótica: Aumentando a Eficiência e a Segurança

Colocando a inovação e a tecnologia a favor da Eficiência Operacional e da Saúde e Segurança Ocupacional, cada vez mais soluções em automação e robótica são trabalhadas por startups disruptivas que se integram ao setor mineral. Não ao acaso, estas temáticas fazem parte do nosso programa pioneiro, o M-START, desde a primeira edição em 2019 e ainda hoje seguem como algumas das principais requisições da indústria.


Inteligência Artificial (IA) e Análise de Dados: Tomadas de Decisões Mais Precisas

Como bem frisou o futurista, Gil Giardelli, em nosso evento Mining Innovation Summit “O futuro já chegou, só está mal distribuído”. Já são inúmeras as IAs já inventadas que podem agregar inovação e antecipação à mineração, o que está faltando é direcionamento. Neste mesmo evento, que pode ser assistido na íntegra em nosso canal no Youtube, Alexandre Santos, Líder da área de inteligência artificial da Microsoft, se debruçou na temática “Mining 4.0 na era da IA generativa”. Ele falou sobre as principais tecnologias que utilizam inteligência artificial e Big Data que tendem a impactar a mineração nos próximos anos.


Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA): Visualização e Treinamento Aprimorados

Além do destaque das novas tendências para a cibersegurança, a segurança física dos trabalhadores da indústria mineral é pauta recorrente dos agentes das tecnologias inovadoras. Ao encontro desta necessidade, a RV e a RA têm permitido a simulação de ambientes de mineração, atuando como estratégias-chave no desenvolvimento do treinamento de equipes em situações realistas, sem expô-las a riscos reais.


Internet das Coisas (IoT): Conectividade para Melhor Desempenho

A Internet das Coisas (IoT) está desempenhando um papel crucial na indústria mineral. Sensores inteligentes estão sendo implantados em equipamentos e máquinas, coletando dados em tempo real sobre a performance e a manutenção. Esses dados permitem uma manutenção preditiva, evitando falhas inesperadas e reduzindo o tempo de inatividade, resultando em uma maior eficiência operacional.

Por ser constante a busca de soluções em IOT para a mineração, este tópico sempre está presente em nossos programas e eventos. Contando até mesmo com cases de sucesso desde 2019, como o caso da solução encontrada pela startup Byond.

Através do programa M-START, a startup encarou o desafio de aumentar a segurança das áreas, principalmente as operacionais, com tecnologia IoT capaz de acompanhar e localizar os colaboradores e terceirizados em tempo integral. Validando assim, se estes trabalhadores possuem as credenciais de acesso requeridas por cada local, principalmente naqueles onde se realizam trabalhos confinados. A solução encontrada gera alertas aos gestores e até mesmo impede o acesso caso não sejam atendidos os requisitos, tornando a operação mais segura e eficiente, pois realiza um controle mais efetivo sem onerar a operação.

Energias Renováveis: Sustentabilidade no Setor Mineral

Não há perspectiva de futuro possível na mineração, que não leve em conta a busca pela implementação do uso de fontes de energia limpa. Compromissos assumidos com a agenda ESG obrigatoriamente passarão por tecnologias que objetivam a descarbonização, a otimização da energia solar, eólica, dentre outras iniciativas de inovação para a sustentabilidade com energias renováveis. Esta tendência, além de considerar a diminuição do impacto ambiental da atividade mineradora, ainda gera economia de custo a longo prazo às empresas que investem nestas tecnologias.

Entendendo a importância da descarbonização para mineração, realizamos constantemente ações para o debate e desenvolvimento de soluções desta pauta prioritária na mineração. No último mês de março, inclusive, recebemos em nossa sede as Universidades britânicas Cranfield, Sheffield e o Supergen Hub, representado pelos professores das Universidades Aston e Imperial College, para um workshop sobre a Descarbonização do setor mineral brasileiro. O objetivo do evento foi discutir novas tecnologias de baixo carbono e possíveis parcerias para a implementação dessas tecnologias no nosso setor. 

A descarbonização além de ser incluída nos desafios dos nossos programas, foi tema do painel “Descarbonização na Mineração: Inovação como Transformação da Estratégia em Resultados”

https://www.youtube.com/live/m15hEnvIupk?feature=share 


Estamos trabalhando pelo futuro!

Atentos às necessidades da mineração e a efervescência das tendências em tecnologia, como bem disse Leandro Rossi, Diretor-Executivo do Mining Hub:

“Seguimos executando projetos ambiciosos que impactarão ainda mais e de forma positiva o setor mineral e toda a sociedade. Nossas atividades são orientadas a desenvolver a cultura de inovação nas empresas associadas, tornar o nosso ecossistema mais forte, gerar valor compartilhado, olhar e criar o futuro desejado e trazer experiências inovadoras para todos que interagem conosco.”

Deixe seu comentário



*Obrigatório. O email não será publicado.