Gestão de Rejeitos e Resíduos

Capitalise on low hanging fruit to identify a ballpark value added activity to beta test. Override the digital divide with additional clickthroughs.
Gestão de Rejeitos e Resíduos

Controle geotécnico de pilhas de rejeito





Os rejeitos gerados a partir do processo de beneficiamento do minério de ferro da Samarco são separados em rejeitos grossos e finos. Os rejeitos finos serão enviados para uma cava e os grossos (em forma de areia fina) serão desaguados em uma usina de filtragem, transportados por caminhão e posteriormente dispostos em pilha, juntamente com o estéril de mina. O desafio é criar um sistema de controle geotécnico que colete os dados dos ensaios de campo e laboratório (teor de umidade, grau de compactação, espessura de camada, outros), assim como dados de geometria da camada de construção da pilha, integre essas informações, as disponha em um modelo 3D, compare-as com as premissas de projeto e ainda tome decisão sobre liberação da camada e continuidade da construção. A aprovação ou reprovação será decidida, de acordo com os resultados dos ensaios, de forma automática pelo sistema que contará com fórmulas de cálculo e critérios de decisão para chegar nos resultados requeridos. Este sistema deverá estar interligado em tempo real com a sala de controle da mina e usina. Os pontos ensaiados devem estar geo referenciados, com a data de sua entrada na pilha além das informações geotécnicas.

ORÇAMENTO: R$100.000,00



Gestão de Rejeitos e Resíduos

Reaproveitamento de rejeito





As operações de mineração e metalurgia são responsáveis pela geração de grandes volumes de rejeitos que são comumente dispostos em barragens e pilhas, muitas vezes constituindo um passivo ambiental para a região. As Unidades da Nexa no Brasil possuem alta geração de resíduos além de milhões de toneladas estocados em depósitos. No atual cenário brasileiro de grandes entraves no licenciamento de barragens, as Unidades da Nexa estão em busca de alternativas para evitar a construção de novos depósitos de rejeitos ou locais para disposição em pilhas, responsáveis por altos custos de construção e manutenção. Tendo em vista a meta de sustentabilidade da empresa de reduzir 50% dos resíduos gerados em seu processo produtivo, se faz necessário buscar rotas tecnológicas que destinem os resíduos para outras indústrias ou gerem novos produtos com viabilidade econômica, evitando assim a disposição em barragens além de promover a economia circular na empresa, gerando valor para as operações da NEXA.

ORÇAMENTO: R$100.000,00



Eficiência Operacional

1. Comunicando o Mining Hub – MINING HUB
2. Gestão de Comunicação e relatório diário de obras – KINROSS
3. Digitalização das Operações – RHI MAGNESITA / BEMISA
4. Medição de volume de pilha de minério – SAMARCO
5. Otimizar a Gestão do Estoque de Produto – BEMISA
6. Previsão de nível de pressão sonora – ANGLO AMERICAN
Saiba mais

Fontes de Energia Alternativa

1. Utilização de CRD como combustível em fornos de níquel – ANGLO AMERICAN
Saiba mais

Gestão da Água

1. Método para remoção de fósforo – SAMARCO
2. Medição de Umidade de Minério de Ferro em Fase Porto – VALE
3. Redução de poeira nas vias com menor consumo de água e baixo custo – RHI MAGNESITA
Saiba mais

Segurança: SSO e Operacional

1. Gestão de Inspeções e não conformidades online – KINROSS
Saiba mais

Desenvolvimento Social

1. Ruído próximo a comunidades vizinhas – ARCELORMITTAL
2. Desenvolver pessoas, de forma inclusiva, para as novas habilidades do milênio – KINROSS
Saiba mais

ENTRE EM CONTATO

Com nossa equipe


www.mininghub.com.br

contato@mininghub.com.br

MINING HUB

Nas redes sociais


pt_BRPortuguese
en_GBEnglish pt_BRPortuguese