Gestão da Água

Capitalise on low hanging fruit to identify a ballpark value added activity to beta test. Override the digital divide with additional clickthroughs.
Gestão de Água

Redução de poeira nas vias com menor consumo de água e baixo custo





No processo de extração e transporte da matéria prima advinda das minas existentes em áreas secas, é comum o levantamento de muita poeira causada devido a movimentação de caminhões de transporte. Isso é um risco para a segurança operacional – motorista, auxiliares e outros profissionais – que atuam nas atividades de extração e transporte, além de potenciais impactos negativos ao meio ambiente e saúde do trabalhador causados pelo excesso de poeira. Atualmente, para realizar o controle/minimizar esses impactos é comum o uso de caminhão pipa para a umectação das vias. Porém, esse processo é de alto custo devido a grande distância percorrida para buscar água e também devido a escassez desse recurso em regiões secas. Além disso, devido às temperaturas elevadas, esse processo é repetido por diversas vezes para que o mesmo se torna em curto prazo ineficiente após a umectação a via que rapidamente perde toda a umidade. Busca-se, portanto, soluções capazes de reduzir a poeira nas vias com maior eficiência, menor consumo de água e baixo custo.

ORÇAMENTO: R$30.000,00

LOCAL DA PoC: Brumado



Gestão da Água

Monitoramento qualitativo e quantitativo





Desenvolver soluções para reduzir a umidade na cadeia de produção (Mina, Usina, Ferrovia, Porto) do minério de ferro hidratado. O minério muito úmido é difícil de ser conduzido, gera perda de volume de ferro transportado nos portos – ao se transportar volume de água no lugar – e, por fim, deve ser controlado de forma a garantir o limite máximo de umidade estabelecido pelo TML durante o carregamento dos navios. Atualmente, já existe um sistema de drenagem durante o processo que envolve drenos em pátios e na ferrovia e uma previsibilidade do tempo e umidade para auxiliar na tomada de decisões. Porém, o processo de tomada de decisão final sobre o transporte do minério de acordo com seu nível de umidade só é dado no próprio porto. Espera-se soluções capazes de reduzir a umidade do minério de ferro na cadeia, monitorá-lo em tempo hábil e atenuar a dependência desse controle a fatores climáticos.

ORÇAMENTO: R$200.000,00

LOCAL DA PoC: Região Norte do Brasil



Eficiência Operacional

1. Remoção de impurezas/concentrado de nióbio
2. Detectar emissão visível
3. Redução de impactos por rasgos em correia de transportadora
4. Aumento da eficiência de moagem e da confiabilidade do moinho SAG
Saiba mais

Fontes de Energia Alternativa

1. Aumento da eficiência energética dos equipamentos de mina
Saiba mais

Gestão de Rejeitos e Resíduos

1. Alternativas para o rejeito filtrado
2. Comportamento dinâmico da parte interna do maciço de barragens
Saiba mais

Segurança: SSO e Operacional

1. Detecção e impedimento de invasão pelas fronteiras
2. Predição objetiva de queda de raios em áreas abertas
Saiba mais

Desenvolvimento Social

1. Análise integrada de indicadores de desenvolvimento social
2. Promover empreendedorismo local utilizando coprodutos da mineração e siderurgia
3. Inovação em diálogo e engajamento
Saiba mais

ENTRE EM CONTATO

Com nossa equipe


www.mininghub.com.br

contato@mininghub.com.br

MINING HUB

Nas redes sociais


pt_BRPortuguese
en_GBEnglish pt_BRPortuguese