Blog - MiningHub

Bring to the table win-win survival strategies to ensure proactive domination. At the end of the day, going forward, a new normal that has evolved from generation.
12 de November de 2019
WhatsApp-Image-2019-11-11-at-10.21.52-1280x853.jpeg

Na última quinta-feira, dia 7 de novembro, durante o evento final do ciclo 02 do M-Start do Mining Hub, foram anunciadas as próximas Startups que serão apadrinhadas por Mineradoras no próximo Ciclo do programa. O M-Start  é um programa dedicado ao desenvolvimento e à validação de Provas de Conceito (POCs) das startups.

Conheça as selecionadas para cada desafio:

Controle geotécnico de pilhas de rejeito

Mineradora Madrinha Samarco
Startup Selecionada GEOLABOR

Previsão de nível de pressão sonora

Mineradora Madrinha Anglo American
Startup Selecionada BEYOND MINING

Gestão de Comunicação e relatório diário de obras

Mineradora Madrinha Kinross
Startup Selecionada HITEMP

Otimizar Gestão de Estoque de Produto

Mineradora Madrinha Bemisa
Startup Selecionada OPTIVE

Detecção de Emissão Visível

Mineradora Madrinha Vale
Startup Selecionada M&S INDUSTRIAL

Utilização de CRD como combustível em fornos de níquel

Mineradora Madrinha Anglo American
Startup Selecionada RSU BRASIL

Desenvolver pessoas, de forma inclusiva, para as novas habilidades do milênio

Mineradora Madrinha Kinross
Startup Selecionada TAMBORO

Ruído próximo a comunidades vizinhas

Mineradora Madrinha Arcelor Mittal
Startup Selecionada SIRROS

 

Acompanhe o Mining Hub pelas redes sociais para as datas dos próximos desafios e apresentação de Provas de Conceito (POCs) que serão implementadas na próxima fase do desafio.

Sobre o Mining Hub:

O Mining Hub foi criado com o propósito de ser um canal direto de inovação aberta, projetos sociais, tendências do setor, relacionamento entre mineradoras e iniciativas de base tecnológica.

O Mining Hub reúne as mineradoras: Alcoa, Anglo American, Anglo Gold, Arcelor, Bamin, Bemisa, cba, CBMM, CMOC, CSN, Gerdau, Jaguar Mining , J. Mendes, Kinross, Largo Resources, Morro do Ipe, Morro Verde, Nexa, RHI Magnesita, Samarco, Usiminas, Vale, Lundin mining.

Além das mineradoras, empresas da cadeia de fornecedores também participam do Hub da Mineração. São elas: Accenture, Clariant, Deloitte, Haver & Boecker, IHM Stefanini, ISQ, Kluber Lubrification, Lhoist, Lots Group, Metso, Outotec, Petronas, Sascar, Sotreq, ThyssenKrupp, Tracbe.

 


1 de November de 2019
CAPA-SYMPLA-DEMODAY-01-1280x671.jpg

 

Na próxima quinta-feira, 7 de novembro, vamos promover o evento final do Ciclo 2 do M-Start, programa de inovação aberta, em parceria com a Neo Ventures e o Instituto Brasileiro de  Mineração – IBRAM, com o propósito de testar produtos capazes de solucionar os principais desafios da cadeia de mineração no Brasil. 

No Demoday, que é o evento final do Ciclo, as startups selecionadas vão apresentar os resultados obtidos durante a implantação da PoC, ou seja, o modelo prático que visa provar o conceito (teórico) estabelecido por uma pesquisa ou ideia. 

As startups finalistas são Altave, F.SEE, Kluber, Kriativar, LLK, Logpyx que apresentarão seu pitch ao lado das mineradoras madrinhas Samarco, Bamin, Lundin Mining, Vale e J. Mendes. Para participar, faça sua inscrição prévia por meio do link http://bit.ly/MiningHubCiclo2 . Aberto ao público!

Confira nossa programação:

16h: Credenciamento
17h: Abertura
17:50: Apresentação Parte 1 Pitch Startups
Startup: Altave / Mineradora Madrinha: Samarco
Startup: F.SEE / Mineradora Madrinha: BAMIN
Startup: Kluber / Mineradora Madrinha: Lundin Mining
18h20: Apresentação das startups selecionadas para o Ciclo3
18:35: Apresentação Parte 2 Pitch Startups
Startup: KRIATIVAR/ Mineradora Madrinha: Samarco
Startup: LLK ENGENHARIA/ Mineradora Madrinha: VALE
Startup: LogPyx/ Mineradora Madrinha: J. Mendes

Coquetel de encerramento

 

Dados gerais
Inscrições: http://bit.ly/MiningHubCiclo2 .

Data: 07/11/2019 (quinta-feira)
Horário: 17 horas
Local: Centro de convenções Dra. Norma Salvador- Materdei – Avenida do Contorno, 9000 – Barro Preto.
Contato: contato@mininghub.com.br

 


14 de May de 2019
usiminas.jpg

A Usiminas lançou em abril deste ano a plataforma “InovaAí”, com a proposta de reunir em um mesmo local, as ações de estímulo à inovação da companhia.

Na primeira etapa da plataforma, serão trabalhados projetos internos, incentivando o intraempreendedorismo, com foco em desafios voltados para áreas de gestão da própria empresa. Colaboradores da Usiminas, de diferentes áreas, vem sendo capacitados para serem os “Embaixadores”, atuando como incentivadores e consultores da equipe para o tema.

O programa “Ideias” foi criado para estimular colaboradores, individualmente ou em grupo, a fazerem sugestões de melhorias em processos, espaços e metodologias que são aplicadas nas rotinas nos dias de hoje. A proposta é que, ao final do ano, as sugestões com retornos mais positivos serão premiadas em um evento específico.

 

A companhia planeja ainda a construção de um espaço de coworking na sua sede para reuniões de equipes em um ambiente informal, que permita a troca entre diferentes áreas e convidados externos

 

Fonte: portaldamineracao.com.br


14 de May de 2019
eficiencia.jpg

Mais de 22 mineradoras se uniram em 2018 para criarem o Mining Hub, como objetivo de resolverem diversos desafios do setor através de startups ou empresas de base tecnológica, através do processo de inovação aberta. A maioria delas teve a oportunidade de apadrinhar algumas temáticas e, no caso da AngloGold Ashanti, a escolhida foi Eficiência Energética, trabalhando em um projeto piloto com a startup Green Fuel.

Dados comprovam que a produção mineral brasileira cresceu 550% nos 10 primeiros anos deste século. Paralelo a isso, o consumo baseado em óleo combustível para processos de mineração e pelotização caiu para menos da metade, segundo dados do Balanço Energético Nacional, o que demonstra as oportunidades e desafios deste tema.

Para a AngloGold, a busca por uma eficiência energética mais efetiva, fez com que a companhia produtora de ouro investisse na solução deste desafio através do Hub da Mineração.

Fonte: portaldamineracao.com.br


14 de May de 2019
arcellor.jpg

A Fundação ArcelorMittal trabalha fortemente iniciativas que beneficiem pessoas no entorno das suas operações, em estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia. Foram mais de R$ 29.9 milhões para operação de 81 projetos, sendo 9 próprios e 72 via leis de incentivo em 2018.

Dentre os projetos, pode-se destacar iniciativas de educação musical, teatro infantil e formação de gestores culturais. Além disso, foram feitos investimentos em projetos na área de esportes, voltados para formação de atletas e inclusão social.

Ainda avaliando os investimentos em 2018, importante ressaltar também os novos projetos de educação, voltados para política e robótica. Foram mais de 177 mil pessoas contempladas pelas iniciativas com recursos próprios.

 

A Fundação ArcelorMittal promove várias ações nas regiões onde está inserida desde 1998, com foco principal em crianças e adolescentes, promovendo educação, o esporte como inclusão, acesso à cultura e transformação das comunidades

Fonte: portaldamineracao.com.br


Contact

our team


www.mininghub.com.br

contato@mininghub.com.br

MINING HUB

Mining Hub on social media


en_GBEnglish
pt_BRPortuguese en_GBEnglish