mininghub
Facebook LinkdeIn Instagram
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
/////////////////////////////////////////////////////////////

Artigos e Vídeos

Conheça o Women in Mining Brasil!

Patrícia Procópio – presidente do Women in Mining Brasil

O Women in Mining Brasil é um movimento que tem como objetivo a ampliação e o fortalecimento da participação das mulheres no setor da indústria mineral brasileira. Também chamado de WIM Brasil, surgiu da necessidade de se criar uma estrutura ativa, na qual o comprometimento com a inclusão de gênero seja pauta constante dentro do setor e a visão de futuro seja direcionada de forma responsável e inclusiva.

Segundo Patrícia Procópio, presidente do movimento, a proposta de valor do movimento é construir um novo olhar para o setor mineral brasileiro, um olhar de respeito às mulheres em todos os níveis da organização e em todas áreas de atuação, de estímulo aos ambientes de trabalho inclusivos e diversos, e de incentivo à participação das mulheres como detentoras de expertise técnica, excelência operacional e espírito inovador.

O movimento nasceu em 2019 com uma visão clara e com objetivos estratégicos que incluem:

  • Aumentar a participação das mulheres em todos os níveis, principalmente em cargos de liderança;
  • Transformar a indústria mineral em um setor mais inclusivo e diverso;
  • Fomentar a contratação de empresas lideradas por mulheres;
  • Desenvolver talentos para o futuro investindo em STEM;
  • Empoderar as mulheres presentes nas comunidades.
  • Consolidar a atuação do movimento Women in Mining no Brasil e no exterior;

Em março deste ano, o WIM Brasil lançou o Plano de Ação para o Avanço das Mulheres na Indústria de Mineração Brasileira, que se trata de uma ferramenta estratégica para que mineradoras, fornecedores e organizações atuantes no setor possam ser verdadeiramente transformadores: implementando ações que aumentem a participação das mulheres e criem um ambiente inclusivo onde todas e todos possam participar ativamente na construção de uma indústria repleta de inovação e impactos positivos para a sociedade e acionistas.

Plano de Ação do Women In Mining Brasil.

“Não há dúvida de que existe a necessidade de um novo impulso para as questões de inclusão de gênero no Brasil. O Plano de Ação vai ao encontro deste novo cenário”, afirma Patrícia Procópio. “O documento não é uma simples sensibilização para o tema. Ele apresenta 8 ferramentas estratégicas para que as mineradoras, fornecedores e organizações atuantes no setor possam ser verdadeiramente transformadores.”

Na figura são apresentadas as 8 ferramentas estratégias do Plano de Ação.

Se você se interessou e quer conhecer mais sobre o Plano de Ação, acesse: https://wimbrasil.org/plano-de-acao/

Estatísticas que demonstram como a inclusão de gênero impacta positivamente nos resultados dos negócios.

“O movimento Women in Mining Brasil é aberto a quem se interessar em apoiar os nossos objetivos, sejam homens ou mulheres. Por isso, em nosso site, você conseguirá saber todas as informações necessárias para fazer parte desse movimento, seja como participação corporativa ou individual. Associe-se para conseguirmos, juntos, fortalecer a participação das mulheres na indústria mineral brasileira!”

Acesse www.wimbrasil.org e conheça nosso site.

 

***

O Mining Hub é parceiro do Women In Mining Brasil, sendo a sede do movimento e apoiando a iniciativa de Diversidade e Inclusão dentro do programa M-Impact.

Patrícia Procópio é futurizer, presidente do Women in Mining Brasil, CEO da MP Consultoria, especialista e palestrante nos temas de tecnologia e inovação.

Um comentário

Deixe seu comentário



*Obrigatório. O email não será publicado.