mininghub
Facebook LinkdeIn Instagram
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
/////////////////////////////////////////////////////////////

Cases Mining Hub

Fundada em 2017, nascemos como uma empresa voltada à capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade social, para atuação no mercado da construção civil. Em 2020, passamos a nos dedicar à inovação, relacionada à economia circular, e valorização de rejeito que é gerado no processo de extração mineral.

Site: Prronto!
Ciclo: M-Start Ciclo 4
Mineradora madrinha: CBA

 

Desafio

O rejeito derivado da extração da bauxita da CBA, na Zona da Mata Mineira, é composto de alumina, sílica e ferro. O desafio era utilizá-lo como matéria-prima na produção de um produto que apresentasse viabilidade técnica e econômica e que tivesse uma aplicação que fizesse frente aos grandes volumes de geração. Além disso, fosse efetivamente sustentável e gerasse impacto social na comunidade, como diversificação da economia local e geração de empregos.

Solução

A solução da Prronto baseou-se no desenvolvimento de um produto extremamente versátil, o qual pudesse ser produzido localmente e possibilitasse ser escoado a grandes distâncias. Desenvolveu-se um aglomerado sustentável, produzido a partir do rejeito da extração da bauxita, um substituto da brita e da argila expandida, podendo ser aplicado em todas as utilizações desses insumos. O processo compreendeu algumas etapas em escala laboratorial e industrial para definirmos qual a melhor rota de beneficiamento dessa matéria prima e tesar diferentes receitas de aglomerados, em que avaliamos mais de 100 traços compondo aglomerantes e aditivos diversos, para então, validar o processo de aglomeração frio. Com as pelotas produzidas, fez-se os testes relacionados à resistência, desgaste e abrasão e selecionou-se 8 traços para a produção dos aglomerados, os quais serão utilizados inicialmente como base e sub-base de pavimentação e na fabricação de blocos intertravados. A Prova de Conceito desenvolveu uma rota de processo e um projeto que propõe como desenho final uma unidade piloto de fábrica de aglomerado sustentável.

Resultados

  • Divergir do envio para as barragens de parte da geração de rejeito da mina da CBA localizada em Miraí/MG;
  • Disponibilização de um produto de aplicação simples e imediata;
  • Possibilitar a diversificação da economia local com o estabelecimento de um novo seguimento industrial na cidade;
  • Fortalecimento da estratégia de sustentabilidade da CBA.

Comentários desativados.