mininghub
Facebook LinkdeIn Instagram
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
/////////////////////////////////////////////////////////////

Cases Mining Hub

A Kriativar oferece soluções para escolas e empresas, desde plataformas de cocriação que permitem que diferentes públicos criem seus próprios conteúdos como livros, revistas e vídeos; plataformas de eAD focadas em gamificação; passando por assistentes virtuais inteligentes; projetos especiais de diálogo com a comunidade; até treinamentos que usam realidade aumentada e virtual. Já vencemos os principais editais de inovação do Brasil, como SEED; INOVApps, do Ministério das Comunicações; Baanko Chalenge; FIEMG LAB; Startup Brasil; BrazilLab, Puctech e BNDES iOT.

SITE: Kriativar
Ciclo 2 – M-Start
Mineradora Madrinha: Samarco

 

Desafio

Estamos no ciclo 2 do Mining Hub para atender ao desafio da Samarco, comum a várias empresas: Inovação em Diálogo. O objetivo da POC era desenvolver uma ferramenta de diálogo e engajamento comunitário, que pudesse engajar a população local com assuntos relacionados à Samarco, representando um canal de escuta mais dinâmico. Após o recorte inicial, focamos nossas ações no PAE-BM, Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração.

Solução

 Ao abrir o app, o usuário pode ver sua localização, enxergar todas as placas da rota de fuga de sua cidade, ver a placa mais próxima de sua localização e descobrir suas missões. Uma das principais missões é capturar as placas da rota de fuga e acumular pontos. Com tecnologia de Realidade Aumentada, o objetivo é passar uma informação sensível de uma maneira gamificada e respeitosa, fazendo com que a população conheça, siga e memorize a rota de fuga, não apenas para o simulado, mas durante todo o ano. Para ampliar o engajamento da população e disseminar as informações do simulado, usamos a nossa ferramenta bookmaker na escola de Matipó.

Resultados e vantagens

Implantamos novas funcionalidades para estimular o uso do aplicativo para além do simulado, como um link para a população incluir informações no mapa, calendário de eventos importantes da comunidade, concurso para escolha do nome dos pontos de encontro, informações sobre a cultura local, etc . Entendemos que, tão importante quanto a tecnologia desenvolvida, são as ações de mobilização que podem ser criadas a partir dela. Ações que, em conjunto com o aplicativo Territórios Compartilhados, irão contribuir para ressignificar os pontos de encontro e a rota de fuga. Como resultado, numericamente, em Matipó, 56 pessoas baixaram o aplicativo, 8 professores e 200 crianças usaram o bookmaker. Importante ressaltar que o aplicativo não pôde ser usado em larga escala por ainda não ser off-line (funcionalidade em desenvolvimento). Além disso, o uso do bookmaker na escola foi essencial para ampliar o engajamento, sendo uma ferramenta importantíssima para as comunidades e as famílias.

Equipe

A equipe da Kriativar é multidisciplinar, formada por profissionais com experiência em diferentes áreas: gestão, negócios, usabilidade, conteúdo, design, educação, pedagogia e tecnologia. Além da sócia-fundadora Sofia Fada, jornalista e roteirista com mais de 20 anos de experiência em gestão de projetos, outros profissionais de renome se juntaram ao projeto, como Hermann Santiago, designer especialista em Novas Mídias; Tiago Venegas, programador sênior com mais de 20 anos de experiência, Raquel Heluy, diretora de operações e Ronaldo Gazel, um dos maiores especialistas em tecnologias emergentes de Minas e do Brasil.

Comentários desativados.